Tecle CTRL + D para adicionar aos Favoritos | Desabafos - Crônicas |. Revista  |. Frases - Tumblr  |. Você no blog |. Receba as crônicas por e-mail |. Sobre o blog e o autor | Fale conosco
Carregando...

Quebra-cabeça


Compartilhe no Orkut Share on Tumblr Compartilhe no Pinterest

A peça que falta é você

Recorte do cartaz de "Como arrasar um coração" (2010)

Quebra, parte, aperta, alivia, recomeça - a cabeça e o coração. Viver é montar um quebra-cabeça eterno a cada dia. E quando a gente se apaixona é como se trocassem o quebra-cabeça de 60 peças por um de 1.000. É que quando a gente ama montar a vida ganha um final mais prazeroso, mais bonito, mas mais complexo, desafiador, difícil e, por vezes, doloroso. Os afetos são um quebra-cabeça no qual você não pode controlar o jogo, no qual a presença de todas as peças não depende da sua vontade ou da sua habilidade. Formavam uma amizade linda, mas aquele amigo mudou, mudou de casa ou mudou de essência. Completavam a melhor mesa de almoço no domingo, só que o tempo daquele parente aqui acabou. Se encaixava em você como se feito sob medida, como se trouxesse tatuado na testa "amor da sua vida" e no peito "vou ficar para sempre", no entanto, não era, no entanto, não fica.

E, sem instruções no verso de nenhuma embalagem, chegam também surpresas boas, do que parecia que nunca ia merecer um espaço, mas de repente se torna peça-chave, daquelas que vão ficar sempre juntas, não por uma cola de obrigação, mas por uma liga de vontade, de bem-estar, de escolha. Se passa a ser obrigação já não é mais amor, é só fazer para evitar cobrança e manter aquela relação-melhor-do-que-ficar-só. Amar e viver sem ter que administrar peças e quebrar a cabeça é só mito. Na vida real, você tira e coloca peças, pessoas, sentimentos, mudando sempre de posição, até encontrar o lugar certo ou menos incômodo para cada um deles (ou para você).

No amor, o que, às vezes, complica essa vida quebra-cabeça que a gente segue montando é aquela pessoa que quando surge se torna mais do que a peça principal, se torna aquela foto que a gente consulta na caixa para saber o que é que devemos montar, aquela referência de como vai ficar se der certo. Tem amor que se faz referencial de felicidade, dias quando tudo se encaixa com precisão, quando a alegria vem sem esforço, como peça que se passa a vida toda procurando. Só que a vida quebra-cabeça é jogo e se é jogo cada um tem uma sorte. Para uns amor da vida é presença, para outros é saudade ou talvez é promessa. Então, às vezes, essa foto da caixa que mostra como tudo deve ficar some da sua vida e por mais que você siga montando as novas peças, você sabe que tem algo faltando, e mesmo que seja só ali no fundo você compara como era e como está. Eu continuo juntando peças e pedaços, mas sei, você é a peça que falta no quebra-cabeça do eu queria viver. Mas nada impede de recomeçar, substituir, apertar para encaixar e ser o mais próximo possível de como o coração sente que deveria ser.

Na vida, o que a gente não pode é deixar de viver, no amor e no quebra-cabeça o que a gente não pode é parar de procurar a peça que falta ou de manter as que já estão no lugar. Pode ser que eu siga a vida sem a peça que falta. Pode ser que sigam a vida comigo em um novo encaixe sem igual. Embaralhe, feche os olhos e recomece. Só nunca se torne você mesmo a peça que falta para você se permitir amar. Amor quebra-cabeça, conserta-coração, cola-almas, segue-vida ainda quando falta-você.


Sobre o autor
Ruleandson%20do%20Carmo Ruleandson do Carmo , autor de todas as crônicas deste blog , é jornalista, doutorando em Ciência da Informação (UFMG) e ama falar de amor. Saiba mais
Facebook Twitter Orkut Google Plus Gmail
Desabafos - Comente
10 Desabafos - Comente

10 comentários :

  1. Muita coisa passou a fazer sentido depois que li este texto. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Raquel Smaniotto,

    Fico feliz por de algum modo o texto ter te ajudado, então. Obrigado! :D

    ResponderExcluir
  3. Ótima, tentamos montar aos poucos nossas vidas ou talvez remontar como se uma peça fosse encaixada errada no passado. Força para começar a montar tudo de novo. Tuas palavras se encaixaram tão bem com alguns momentos da minha vida e "Embaralhe, feche os olhos e recomece." é sem dúvida passos dos nosso pés cansados.
    Bjus Ru!

    ResponderExcluir
  4. As vezes é tão difícil continuar sem a peça que falsa. Tão difícil...

    ResponderExcluir
  5. Desculpa, errei. Era a peça que "falta". Mas se bem que dá certo também, muitas vezes é a peça falsa, que finge se encaixar, mas fica toda torta. hehehe

    ResponderExcluir
  6. Luiz Hick,
    Vamos seguindo em frente, com peças e pedaços, né? :) Obrigado e fico feliz por gostar das crônicas.

    --
    Bel,
    Tava sumida daqui, hein? :) Por vezes é mesmo muito difícil, sei bem como é... mas a gente sempre dá um jeito de sobreviver, de alguma forma. Não sei o que é pior, a peça falta ou falsa hahahaha ;) Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem? Quando essa peça falta, penso que podemos diminuir a atenção no encaixe perfeito ou quem sabe escolher um jogo alternativo para substituir. Excelente a reflexão!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Luciana Santa Rita,
    Com certeza podemos buscar novas formas de não impedirmos nossa vida de seguir, ainda que continue sempre faltando algo (ou alguém). :)
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Esta voltando a postar no blog?? Se sim, fico muito feliz..

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,
    Fique feliz sim e eu agradeço, mas eu nunca deixe de postar, estive sempre aqui! :)

    ResponderExcluir

Emoticons desabafos Digite os caracteres ao lado das imagens e adicione emoticons ao seu desabafo!
Formatação desabafos Obrigado, pela visita. Aproveite e DESABAFE você também!

"deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar"
(Ronaldo Monteiro/ Ivan Lins)

As opiniões e vontades expressas nos comentários não representam a opinião do autor deste blog.

Assine nosso feed!


Comentários não relacionados aos posts e/ou só para deixar links serão excluídos e o comentarista denunciado ao Blogger como spammer.

Blog Widget by LinkWithin