Tecle CTRL + D para adicionar aos Favoritos | Desabafos - Crônicas |. Revista  |. Frases - Tumblr  |. Você no blog |. Receba as crônicas por e-mail |. Sobre o blog e o autor | Fale conosco
Carregando...

Ela, a rejeição


Compartilhe no Orkut Share on Tumblr Compartilhe no Pinterest

Ninguém é obrigado a (não) gostar de alguém

Filme 500 dias com elaRecorte do cartaz de 500 dias com ela (2009)

Quem nunca foi rejeitado deve ser alguém que nunca esteve apaixonado. Quem nunca rejeitou deve ser alguém que nunca despertou paixões. Rejeitar é difícil - claro, para quem se importa com o outro. Ser rejeitado é doloroso, mas nem tanto. O que mais machuca não é a rejeição em si, não é o descobrir que não se é amado da mesma forma como se ama. Amar é nada mais do que a certeza de gostar de alguém e a possibilidade de retribuição, e todos sabemos disso. O que pode machucar na rejeição é a indefinição, a falta de respeito e a covardia. O que machuca é o outro não ter a dignidade de dizer "não estou interessado" em alto e bom som, é o outro se rejeitar até a te rejeitar.

Um "não" dito quando necessário é libertador para quem escuta, opera milagres. Agora, a maioria não tem a dignidade de dizer "não", prefere se fazer de cego, surdo e mudo e deixar que o outro decifre sinais ou a falta deles. Às vezes, não rejeitam o outro para continuarem tendo alguém interessado que lhes massageia o ego, por vezes, não rejeitam por medo de um dia quererem o outro, o velho "não quero ter, mas não quero perder". Tem também quem não rejeita com medo de "magoar" o rejeitado. Mas saiba, poucas coisas no amor magoam mais do que alguém fazer da sua vida uma incerteza.

Agora, ser rejeitado? Nada que paciência, maturidade e uma pitada de orgulho não curem. Todos sabemos que ninguém é obrigado a gostar de alguém. Mas nos esquecemos de que ninguém é obrigado a não gostar de alguém. Isso mesmo, a pessoa que você rejeitou tem o direito de gostar de você, todo mundo tem. Por isso, é seu dever respeitar esse sentimento. Então, se alguém gosta de você, se alguém te ama e você não sente o mesmo, diga, rejeite, mas sobretudo liberte. Não deixe quem te ama no chão, sem sequer sabe se foi jogado fora, se caiu do seu bolso sem querer ou se será pegado de volta a qualquer momento.

Se disser a verdade você pode ter a certeza de que não será lembrado por quem te amava como alguém que o rejeitou, mas como alguém que o respeitou. Se tiver coragem de dizer que não sente o mesmo, você não será lembrado como alguém que não o correspondeu, mas como alguém que o acolheu. Então, é só escolher como quer ser lembrado e, se me permite o conselho: não queira ser o responsável por transformar o amor que alguém tinha por você em uma lembrança ruim. Rejeição a gente supera e reverte, desprezo nem sempre.


Sobre o autor
Ruleandson%20do%20Carmo Ruleandson do Carmo , autor de todas as crônicas deste blog , é jornalista, doutorando em Ciência da Informação (UFMG) e ama falar de amor. Saiba mais
Facebook Twitter Orkut Google Plus Gmail
Desabafos - Comente
29 Desabafos - Comente

29 comentários :

  1. Acabei de passar por um relacionamento onde: quando eu não aguentava mais 'implorar' uma posição e me retirava a pessoa em questão vinha atrás. Quando eu acha que ia ter um retorno, a pessoa se fazia de sonsa. Pior, sempre achava um jeito de me magoar.
    Ainda gosto da pessoa em questão, mas a situação ficou tão inviavel, que preferi não ve-la mais. Um simples: NÃO ESTOU AFIM, teria me libertado e me feito ver o quão adulto ela era. Parabéns pelo texto. Excepcional.

    ResponderExcluir
  2. Coxx,
    Obrigado pelo seu sincero depoimento e é exatamente isso, as pessoas precisam nos libertar, serem sinceras. É o mínimo, o mínimo! :D Obrigado e abraço!

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo!
    A imaturidade e a massagem no ego é que atrapalham qualquer definição do que está acontecendo e isso é horrível.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Não sei o que fazer.. Li o texto e senti necessidade de ligar pra ela e saber se a gente sai dessa dúvida, mas pediu um tempo. Não sei se devo insistir, esperar e enquanto isso conhecer outras meninas.
    Seu texto me inspirou, mas ao mesmo tempo me deixa confusa.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  5. Tempestade,
    Pois é, não podemos fazer do outro uma peça para massagear nosso ego carente, precisamos ser sinceros! Beijos! :)

    --
    Anônimo,
    Liga e conversa, nada como uma boa conversa! ;)
    Obrigado e beijos!

    ResponderExcluir
  6. "Não deixe quem te ama no chão, sem sequer sabe se foi jogado fora, se caiu do seu bolso sem querer ou se será pegado de volta a qualquer momento."

    Talvez eu já sei onde eu estou, mais o difícil é acreditar nisso... E sempre pensamos que a pessoa vai mudar. Ilusão, talvez... Maaas... =\

    Parabéns, pelo texto! Como sempre!!! =)

    ResponderExcluir
  7. Ru, parabéns por mais um texto perfeito.
    Concordo PLENAMENTE com você. Não é a rejeição que machuca, mas a indecisão, aquele SE que nunca nos deixa seguir em frente.
    Tem pessoas que são egoístas o suficiente de não deixar partir quem não quer pelo simples fato de ter alguém para massagear o ego ou então aquele velho estepe 'quando nada der certo tem a trouxa ali me esperando'.
    Isso chega a ser desumano. As pessoas poderiam desejar às outras aquilo que gostariam para si. Por que fazer com alguém aquilo que não gostaríamos que fizessem conosco? Infelizmente a maioria não pensa assim, não conseguem enxergar nada além do próprio umbigo.

    Se não gosta, se não quer, fale, seja sincero, a sinceridade pode machucar no momento, mas o agradecimento sempre virá mais tarde. Deixe que a pessoa siga seu caminho, encontre alguém que possa dar a ela aquilo que você não pôde: o amor. Enquanto a pessoa fica cozinhando a outra, a pessoa poderia estar ao lado de alguém que poderia fazê-la feliz, completá-la.
    Esse mundo está cada vez mais desanimador, é até difícil acreditar no ser humano, já que o que eu mais vejo por aí é o egoísmo, o que ainda me dá esperança é saber que nada dura para sempre, nem mesmo o maior sofrimento do mundo. É como diz um texto do incrível Antonio Prata "Dor é assim mesmo, arde, depois passa. Que bom. Aliás, a vida é assim: arde, depois passa. Que pena. A gente acha que não vai agüentar, mas agüenta: as dores da vida. Pense assim: agora tá insuportável, agora você queria abrir o zíper, sair do corpo, encarnar numa samambaia, virar um paralelepípedo ou qualquer coisa inanimada, anestesiada, silenciosa. Mas agora já passou. Agora já é dez segundos depois da frase passada. Sua dor já é dez segundos menor do que duas linhas atrás. (...) Tá vendo essa dor que agora samba no seu peito de salto de agulha? Você ainda vai olhá-la no fundo dos olhos e rir da cara dela. Juro que tô falando a verdade. Eu não minto. Vai passar.'
    Espero que todo mundo que esteja passando por um momento difícil pense assim. A dor agora pode estar insuportável e a indecisão estar te matando, mas vai passar.

    Beijos Ru,
    Você é incrível. Todos os seus textos são PERFEITOS.

    ResponderExcluir
  8. é como diria o poeta: o que não tem solução solucionado está. acho que ser rejeitado passa por isso: a pessoa fica procurando soluções quando a única que há é o que já está sendo feito, que é seguir em frente.

    Parabéns pelo texto, Torper!

    ResponderExcluir
  9. Cai do bolso,tá doendo, mas como tudo na vida, vai passar. Enqto isso vou seguindo em frente...sempre.
    Rú, vc vai lançar um livro??? Obaa, quero um autografo no meu viuuuu, rsrsrs. Bjao,
    Sú...

    ResponderExcluir
  10. Lílian,
    É, mas não podemos nos iludir, nunca. :) Força, mocinha! Obrigado!

    --
    May,
    Com certeza passa, é só a gente deixar passar! ;) Muito obrigado e beijão!

    --
    Maíra,
    Certamente, mas para seguir em frente precisamos de pessoas claras e honestas, não há como seguir em frente com a indecisão alheia, pelo menos não enquanto ainda se ama, e se espera! Obrigado e beijos! :D

    --
    ,
    E você vai ficar bem, tenho certeza! :)
    Um dia, quem sabe, eu lanço? ;) (risos) Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. ai,ameeii'!pareceeee'que vc adivinha os nossos pensamentos.Poxa,é isso',esse texto se resume em td que eu venho passando'.acho q eh isso.
    estva com SAUDADES DO SEUS TEXTOS'ELE ME FAZEM VER A REALIDADE,TENHO Q FICAR SEMPRE ME ALIMENTANDO DELES.UM DIA PODE SER QUE TUDO ISSO´PASSE PQ EU NAUM AGUENTO MAIS!CHEGA!


    BJUS RU.

    ResponderExcluir
  12. Às vezes, não rejeitam o outro para continuarem tendo alguém interessado que lhes massageia o ego, por vezes, não rejeitam por medo de um dia quererem o outro, o velho "não quero ter, mas não quero perder". Tem também quem não rejeita com medo de "magoar" o rejeitado. Mas saiba, poucas coisas no amor magoam mais do que alguém fazer da sua vida uma incerteza.

    ResponderExcluir
  13. Marcela,
    Fico feliz por gostar dos meus textos e do blog. Espero que você fique bem, viu? ;) Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Perfeitooooo...aiii como eu tava sentindo falta de ler algo assim!
    como vc consegue dzr em palavras oq nao consigo organizar nem em pensamentos!!!

    Ru mais um texto e muitooo obrigada!!

    e eu entendo q vc esteja sem tempo,rs!

    beeeijao,Nicole

    ResponderExcluir
  15. Nicole,
    Muito obrigado, mocinha! :D Fico feliz que tenha valido a pena, então, a espera! (risos) Beijos e obrigado pela compreensão!

    ResponderExcluir
  16. meu deus, como eu estava com saudade dessas crônicas.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo,
    :) Obrigado! Fico feliz por elas despertarem saudade! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá Ru!

    Texto perfeito, como sempre. Eu também tenho um blog no qual escrevo crônicas sobre relcionamentos amorosos, e você é sem dúvida alguém em quem eu me espelho para melhorar.

    Durante a maior parte da minha vida estive no papel da pessoa que é rejeitada. Entretanto, por duas vezes tive a oportunidade de estar do outro lado e percebi que também não é fácil...

    Histórias de amores não correspondidos sempre terminam com umas das partes (ou as duas) saindo magoadas. Mesmo assim, existem no mínimo duas maneiras de lidar com a situação: a covarde e a digna.

    Corresponder os sentimentos alheios é opcional, mas respeitá-los é o mínimo que cada um deveria fazer.

    Beijinhos e parabéns :))

    ResponderExcluir
  19. Ru! Menino!
    vc andou sumido! como fez falta!!
    A-D-O-R-O suas crônicas... amo ler o q vc escreve...
    essa crônica, é daquelas que remexem o fundo do baú de sentimentos inadmissíveis...
    Agora, ser rejeitado? Nada que paciência, maturidade e uma pitada de orgulho não curem. Todos sabemos que ninguém é obrigado a gostar de alguém.
    acho que o orgulho é a mais importante das 'qualidades que vc citou...

    SEMPRE PERFEITO!
    AMU MTO!
    saudades d+!
    bjinhus!!

    ResponderExcluir
  20. Uma mocinha não tão indefesa,
    Obrigado! Fico feliz por você gostar do blog e dos meus textos.
    Certamente há formas dignas de se sair de uma relação, pena que alguns finjam não saber disso! Beijos! :D

    -
    Camila Chaves,
    Muito obrigado, mocinha! Bom que notem a nossa ausência! Também fico com saudade de quando eu tinha mais tempo para escrever aqui! :) Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog, texto muito bem escrito. Você sabe transmitir o fundamental de um assunto sem se tornar chato e repetitivo.
    Favoitei o blog aqui. Continue assim. Voltarei aqui sempre.

    ResponderExcluir
  22. Perfeito seu texto...
    Já passei por isso!! Até que depoisdo fim do relacionamento e depois de 2 anos ele me procurou, disse que me amava...eu até voltei...mas nada havia mudado...então dei meu grito de independência e tudo ACABOU...
    Tomei a liberdade de colocar no meu Blog (com os devidos créditos)
    http://blog.pop.com.br/ascoisasqueadoro/

    ResponderExcluir
  23. Ahh Ru , você sempre me dizendo coisas pra levar pra vida inteira.

    Parabéns pelas palavras;

    ResponderExcluir
  24. Anônimo,
    Fico feliz por saber que o texto ficou como voc~e descreveu! Obrigado! :D

    --
    flor,
    Obrigado! Valeu por republicá-lo em seu blog! :D

    --
    tuga,
    Bondade sua dizer isso! Obrigado! :)

    ResponderExcluir
  25. E como um simples "vai, segue tua vida, seja feliz", faz diferença pras pessoas que amam e esperam.

    Me matando como sempre né, Ru. Saudade de vir aqui, tempo corrido x.x Parabéns, parabéns e obrigada. Se cuida.

    ResponderExcluir
  26. - Hemilly Mares,,
    Faz muito diferença, realmente liberta e conforta!
    Obrigado, bom saber que gostou e que estava com saudade! Beijos! :D

    ResponderExcluir
  27. Machucar e uma questão dolorosa não so pra quem machuca mais quem e machucado .esse texto me deixo :S confusa porque meu relacionamento esta indo por agua baixa .e outra isso apenas ta acontecendo porque nao estamos sendo honestos com nos mesmo .nao e traicao e nada disso que esta acontecendo e so desentendimento sabe quando queremos uma pessoa so para apoiar,entao e isso que eu preciso dele e ele so me julga sabe me sinto triste todos os dias eu choro pra procurar uma solucao so que meu choro nao tras solução e sim so tras desespero agunia .eu quero termina mais ao mesmo tempo quero ta junto ; eu nem sei mais o que fazer uma hora acho melhor deixar ele seguir a vida dele por mais que nos dois sofra,pelomenos vamos sofrer de saudades companherismo ,e nao de nao poder entender . eu amo mtmtm .fasso td por ele mais acho que um dia fim acaba por mais que gostamos . :(

    ResponderExcluir
  28. Só pra vocês entenderem a minha revolta e o porque desesperadamente procurei um texto como esse, consolador. Terminamos um noivado de seis anos a uns meses, mas tenho feito outras pessoas sofrerem porque ainda o amo, soube q ele esta com alguem, liguei pra confirmar e ele disse q não é nada serio e q não sabe porque, mas ainda está mto ligado a mim. Fiquei superfeliz, radiante, claro.
    No dia seguinte, ele começou a trabalhar perto da minha casa, qdo passei em frente o local e vi o carro dele estacionado, quase morri de ansiedade, alegria e tristeza.Não aguentei e, como estou de férias, mandei uma mensagem perguntando se poderia levá-lo pra almoçar, crente que aceitaria, pois no dia anterior disse q gostava mto de mim. Para minha decepção, três horas depois disse q não iria almoçar para sair mais cedo. Já fiquei imaginando q sairia com a outra, então ergui a cabeça e nem me permiti ficar triste. Acontece que, no dia seguinte, o miserável me mandou uma mensagem perguntando se eu gostaria de ir ao cinema. Imediatamente disse q sim, larguei tudo o q estava fazendo, pesquisei o filme, passei o horário e ele disse q teria q ser uma sessão após as 19h.Me arrumei muito, coloquei um tipo de roupa que ele gosta, me maquiei, perfumei, fiquei linda e super ansiosa pq ele não retonava. Qdo eram 20h, liguei no trabalho dele e disseram q havia saído as 19h, mandei msg, liguei e nada. Só consegui falar 20h30, ele com a maior voz de sínico disse q estava em casa, q eu não mandei o horário do próximo filme. Fiquei louca, disse q deveria ter pelo menos passado em casa, já q moro ao lado doeu, trabalho dele, ou ligado, ele disse q esqueceu, pois eu nao retornei, disse q o estava esperando arrumada e q era pra ele ir naquela hora. Ele me chamou de histerica e deligou na minha cara. Liguei de novo e ele com voz de bonzinho quis me fazer entender que ñ havia problema, mas já era tarde pra irmos aquela hora, poderíamos ir um outro dia, talvez. Eu que sou a pessoa mais orgulhosa do mundo, me vi arrasada e até chorei, por ter ficado tão feliz e depois tão triste. Entendi q gosto dele mais q tudo, e q mais do q nunca devo odiá-lo. Mandei uma mensagem de desabafo dizendo q ele mais uma vez me fez de trouxa, q era pra me deixar em paz e não ligar mais, pois eu nunca fiz mal a ele pra merecer isso, adivinhem....Ele simplesmente não respondeu.
    O que eu faço com esse ódio e vontade de ligar?

    ResponderExcluir
  29. olha pessoal to passando por uma situação na qual eu nao desejo nem pro meu pior inimigo..ta sendo o pior momento da minha vida..
    conheci uma garota começamos a ficar entao namorar. no começo tava indo mais de uns tempo pra ca ta dificil..
    sou apaixonado por ela.dou carinho .atenção sou dedicação total pra ela. ela e fria parece nao sentir saudade.desenteressada.eu faço as duas partes no relacionamento..to refem do meu propio sentimento quero me libertar nao consigo ela chorou quando tentei terminar acabamos que nao terminamos porcaria nenhuma ela diz que me ama que gosta de mim.. mais nao demonstra e eu to me ferrando com essa duvida ''ela gosta de mim ou nao''.. derrepente eu consigo reverter a cituaçao e faze-la me amar..mais no fundo e como se eu nao quizesse enxergar .....to me acabando ....valeu brigado

    ResponderExcluir

Emoticons desabafos Digite os caracteres ao lado das imagens e adicione emoticons ao seu desabafo!
Formatação desabafos Obrigado, pela visita. Aproveite e DESABAFE você também!

"deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar"
(Ronaldo Monteiro/ Ivan Lins)

As opiniões e vontades expressas nos comentários não representam a opinião do autor deste blog.

Assine nosso feed!


Comentários não relacionados aos posts e/ou só para deixar links serão excluídos e o comentarista denunciado ao Blogger como spammer.

Blog Widget by LinkWithin