Tecle CTRL + D para adicionar aos Favoritos | Desabafos - Crônicas |. Revista  |. Frases - Tumblr  |. Você no blog |. Receba as crônicas por e-mail |. Sobre o blog e o autor | Fale conosco
Carregando...

O amigo infantil que sou


Compartilhe no Orkut Share on Tumblr Compartilhe no Pinterest

Da criança em meu coração

Filme Crossroads amigas para sempreRecorte do cartaz de Crossroads - Amigas para sempre (2002)

"Feche algumas portas. Não por incapacidade ou arrogância, mas porque não levam onde você quer”
(Paulo Coelho)

Às vezes as pessoas dizem que sou infantil. Digo para mim mesmo "não quero mais" e desapareço de certas pessoas e situações. É quase um "belém, belém, nunca mais tô de bem", igual ao que as crianças fazem, sabe? Talvez, por isso (é por isso) que alguns dizem que sou infantil. E pode ser bom ser tido como infantil nesse quesito, é sinal de se ser, acima de tudo, sincero com o que se sente e para com quem se sente. Então com criança é mesmo assim, sem se prender ao ontem, sem esperar demais do amanhã, importa o agora, importa a inocente voz do coração. Não se é mais feliz, não se confia mais, não dá mais para "brincar"? Adeus! Há crianças e crianças, mas elas sabem bem quem é o colega que as procura somente para pegar o "video game" emprestado e quem é o amigo que não ri dela por fazer "xixi na cama". Criança sabe quem em sua vida só colhe e quem acolhe.

Na amizade e com as pessoas, a criança é diferente do adulto. O adulto "joga fora" pelo prazer de substituir de descartar as pessoas como se fossem coisas, precisa de "brinquedo novo". O adulto sabe do tamanho do mundo, da quantidade de pessoas e enxerga em cada uma delas uma possibilidade, então para que se prender a uma amizade com tantas outras possibilidades de conveniência por aí? A criança não! Ela é intensa, e se ela foi magoada, se ela não se sente mais amada, ou capaz de amar, se é o que o coração dela pede, ela tem maturidade suficiente para partir. Ela suporta a falta da boneca, quando é chegado o momento da boneca ser de outra. Ela suporta a falta do carrinho quando ele deve andar por outros caminhos. Ela deixa ir o amigo, quando ele não deve mesmo ficar mais.

E é na infância que aprendemos a separar nossos amigos em amigo e melhor amigo (aonde está o seu melhor amigo da infância?). Havia sempre aquele que era o melhor amigo, e, geralmente, da infância à vida adulta, damos esse título à pessoa errada: chamamos de melhor amigo aquele do qual mais gostamos, mas, nem sempre (e geralmente não é) o que mais gostamos é o que é o melhor para nós. Crescemos e passamos para a tola divisão dos amigos e os estimados "amigos de verdade". Não há "amigos de verdade", pois se alguém é "amigo de mentira", simplesmente não é amigo. É colega, é conhecido, é alguém que suporto por me trazer vantagens, mas amigo não é.

Há quem prefira ser polido (ou seria falso?) e, por isso, mesmo magoado, tendo perdido a confiança e até mesmo o respeito mútuo, prefere manter a amizade e a convivência (a que for necessária, claro), viver em uma Guerra Fria de indiretas trocadas diretamente, de palavras intencionalmente para irritar, de farpas compondo a toalha de um agradável piquinique entre "amigos". Afinal, vai que um dia você precisa daquela pessoa? Ou vai que os outros te chamam de infantil por encerrar uma amizade? E aquele dia em que foi bom? E se todos os outros "talvez", talvez, ocorram? E se o passado voltar e se o futuro melhorar? Esquece isso tudo, e me diz: e você? Como VOCÊ se sente agora e na maior parte do tempo? Qual o jeito quando não há mais jeito?

Eu posso estar errado, e há, na verdade, uma parte em mim que implora para que eu esteja, mas eu prefiro dizer "não quero mais"! Se eu não tenho nada de bom para levar para alguém, se eu não confio mais, se eu me sinto desrespeitado, se me dói, se eu não me sinto mais feliz e capaz de fazer o outro feliz, por que manter uma "amizade"? Há palavras que não voltam, situações que não tem como reverter. Levo amizade muito a sério (criança sempre se entrega, nunca está brincando, quem diz que é brincadeira são os outros) para transformar amigos que amei (e ainda os amo) em colegas. Eu prefiro não espernear, não fazer pirraça e fingir que tirei férias, perdi a memória e não lembro mais quem é aquele "amigo", e jogar o "jogo do contente" para continuar a sorrir. Não que eu faça isso com dezenas de pessoas, criança só sabe contar até 10, não costuma ter mais do que esse número de amigos. Criança também não gosta muito de rotina. Quando a coisa não é agradável de ser feita, tolera apenas o que realmente precisa fazer.

Pensando bem, sou mesmo um amigo infantil, se me entender nessa infantilidade confessa. E o bom de ser criança é ter ainda que crescer. O ruim de ser adulto é ter apenas que ser.

"Entrevistador: 'E como você dá conta?'
Britney Spears: 'Eu levo a vida como se fosse o Karatê Kid'!"

(Britney for the record)


Sobre o autor
Ruleandson%20do%20Carmo Ruleandson do Carmo , autor de todas as crônicas deste blog , é jornalista, doutorando em Ciência da Informação (UFMG) e ama falar de amor. Saiba mais
Facebook Twitter Orkut Google Plus Gmail
Desabafos - Comente
21 Desabafos - Comente

21 comentários :

  1. :D Gostei do texto... eu tenho andado assim, sem saber muito bem que é meu amigo e quem não é.

    Já chamei de "amigo(a)", pessoas que hoje vejo que não são... que algumas vezes torceram contra,que me desapontaram, que se viraram contra mim quando precisei, que me esqueceram quando eu queria ser lembrada, que se lembraram de mim quando precisavam, que sumiram quando eu precisava por perto,enfim...

    Hoje não sei como classificar as pessoas. O que é ser amigo ? Como posso dizer que fulano é meu amigo,Siclano é colega e Beltrano é apenas um conhecido ? Como saber se tal pessoa te considera amigo mesmo ou se apenas tem amizade por ti por que vc tem algo que interesse ? Ou por que vc pode ser útil em alguma coisa ?

    Muitas vezes o amor, carinho e consideração vem de alguém que tu apenas considera como "conhecido", sabia ?

    Tenho poucos amigos. Não sei se estou certa mas considero "amigo" aquela pessoa que me ouve nos momentos bons e ruins, aquela pessoa que gosta e sente prazer na minha companhia (mesmo quando estou chata, rs), aquela pessoa que me respeita minhas opiniões mesmo quando não concorda com elas, aquela pessoa que pode estar longe mas que sempre responde a um recado de orkut, e-mail, telefonema e temos a sensação de que ela mora do lado da nossa casa.

    Será que estou certa em usar esses critérios para a classificação ?

    Um, beijo ! :D

    ResponderExcluir
  2. Ru, como smp me encontrei em cada palavra e me li em cada entrelinha ...
    Estou vivendo uma fase tão confusa da minha vida, tantas turbulencias, tantos pesares ... me perco em mim mesma e quando me acho estou completamente despedaçada, e começo a recolher meus pedaços, um por um, quando finalmente pareço me recompor me perco outra vez e assim vai ! Eu estou pecando por viver uma situação que não deveria se repetir, e eu sei disso ... agora eu não tenho mais certeza de nada. Antes era fácil : meu amigo! Hoje não sei mais : amigo ou amor ? Chamo dos dois mais estou com medo de não ter mais nenhum, pq eu estou me perdendo, estou me envolvendo mais do que devia, e eu sei disso, e não consigo parar ...
    Como se não bastasse, não sei em quem confiar, e nem pra onde ir ... e quando vc escreveu : chamamos de melhor amigo aquele do qual mais gostamos, mas, nem sempre (e geralmente não é) o que mais gostamos é o que é o melhor para nós. Crescemos e passamos para a tola divisão dos amigos e os estimados "amigos de verdade". Não há "amigos de verdade", pois se alguém é "amigo de mentira", simplesmente não é amigo.
    Foi um soco no estomâgo ... ESTOU PERDIDA!
    Mas me acho ainda, e agora observando toda a minha situação e dps de ler e reler esse texto conclui que de tanto querer ser Adulta, sou uma Criança Perdida ... !
    DESABAFEI LEGAL agr. noossa ! Obrigada Beeijo (Y)

    ResponderExcluir
  3. aah e desculpa ... é que aqui me sinto em paz pra dizer coisas que guardo só pra mim. :D =/

    ResponderExcluir
  4. Linda Carioca,
    Concordo que está mesmo banalizada a amizade, assim como o namoro. Mas, talvez, amigo seja aquele que nunca te faça questionar dentro de si se ele merece mesmo ou não ser chamado de amigo. Se pintou a dúvida, deve haver um problema, com o amigo, com você ou com a amizade... ;) Beijos!

    --
    NiNe,
    Um prazer ajudá-la a se encontrar, então! (risos):D E mais prazeroso ainda poder receber seu desabafo, viu?

    Mocinha, acho sempre que conversar com a pessoa é o melhor caminho. Conversa com ele expõe suas dúvidas, sentimentos, ele pode estar sentindo o mesmo ou te dizer que não consegue corresponder, é melhor a verdade do que se iludir. Me ilude nessa mesma situação por dois anos e posso te dizer, encare de frente e seja honesta com você e com ele!

    Se esforce aí e seja feliz, viu? Boa sorte!

    Desabafe sempre por aqui!

    --
    André Mans,
    Obrigado! Bom saber que há mais "crianças" por aí... :)

    ResponderExcluir
  5. É tão bom ainda ser criança e saber quem é colega e quem a gente pode chamar de amigo. Posso dizer que nessa minha curta vidinha eu tenho quatro amigos maravilhosos. Que eu sei que estarão comigo quando eu precisar e que eu sei que estarei do lado sempre também.

    E também sei o quão ruim é ver um amigo seu sofrendo por uma 'amizade' que ele traz da infância, só por ser da infância e ver que o outro está sempre a fazer algo pra magoá-lo e não poder fazer nada, mas falar eu falo.

    Obrigada pelas sempre sinceras palavras Ru.

    ResponderExcluir
  6. Merini,
    É mesmo muito bom poder diferenciar, com a sabedoria inocente de uma criança e, com certeza, falando, alertando já estamos fazendo muito! :P Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Ru... você falou tudo!
    Você sempre escreve o que estou passando... até parece aqueles livros do "Minuto de Sabedoria", que abre na página exata do que está sentindo.
    Perfeito! Adoro!
    Parabéns!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Lilian Vasconcellos,
    Que bom! Obrigado! Espero que volte sempre, todos os dias para "abrir uma página". Beijos! :P

    ResponderExcluir
  9. Adorei axo q a criança dentro d nós nunca deve morrer...Pq assim seremos sempre sinceros pq a verdade se vê no olhar de um criança...
    Um serzinho q ñ vê problemas e defeitos q vive no mundo de fantasias...
    Eu ñ deixei morrer a criança dentro d mim...
    E tbm juro pra mim q um dia q tiver um filho vou fazer d tudo pra q ele tenha mto a inocência d um criança pois, acredito q o mundo globalizado tenha feito c/ q nossas crianças perdessem isso...Adorei a postagem...
    bjju

    ResponderExcluir
  10. Janinha Maciel,
    Não deve nunca morrer a criança em nós, nunca! Amadurecer sim, deixar de ser criança, não! ;) Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. "Pensando bem, sou mesmo um amigo infantil, se me entender nessa infantilidade confessa."
    Não costumo achar textos que me descrevam, porém os seus são os que chegam mais perto. Dessa vez foi tudo exatamente como eu. Mesmo cada um sendo único, é bom saber que tem pessoas que compartilham de sentimentos/momentos iguais ao meu. :)
    Muitas felicidades e muito AMOR pra você ;)
    Sempre me lembra seu blog: "... Ter fé e ver coragem no amor" (Los Hermanos)

    ResponderExcluir
  12. Mary dos Anjos,
    Que bom que consigo pelo chegar perto, então... (risos) :D Obrigado e essa música é linda! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Caraca, velho. É exatamente o que venho sentido nesses últimos tempos. E o pior é que algumas pessoas não entendem e criticam esse modo de pensar que venho tendo. :(
    Mto bom, cara, mto bom teu texto e blog!

    ResponderExcluir
  14. Ninguém,
    Não entendem e, por vezes, acabam atrapalhando o processo, pois tomam atitudes equivocadas e provocativas, e confirmam que realmente não merecem nossa amizade... :( Mas obrigado por ter gostado do texto e do blog! Espero que volte sempre! :D

    ResponderExcluir
  15. curtii o texto, inteligente e faz refletir! parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Oi Ru!!! posso chama=lo assim??

    ´Primeiramente qro dizer que amei esta cronica e tantas outras que já tive oportunidade de ler em seu blog
    Me marcou muito pois vi que realmente sou um amigo infantil e além de todas as suas citaçôes amigos infantis só precisam de uma coisa A PRESENÇA DOS AMIGOS PARA ESTAREM felizes e completas pois não precisam de fazerem coisas extraordinarias para dizerem adorei passar o dia com vcs...

    ResponderExcluir
  17. bjs... Sem mesmo te conhecer saiba q amei vc

    ResponderExcluir
  18. Lilian,
    Muito obrigado! Para criança é mesmo tudo muito simples! Beijos! :D

    ResponderExcluir
  19. Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem gostaria de estar (três vezes)... Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesma (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre JCSF de onde estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que está impedindo que JCSF venha para MIM, afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que JCSF não pense mais nas outras... mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu mistérioso poder que sempre dá certo.Amém...) Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar em in forum diferente essa simpatia abaixo e logo em 48 hs você terá uma linda surpresa , beijos Ainda esta noite de madrugada. Teu amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida ! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoárá e sua vida não mais será a mesma.

    ResponderExcluir

Emoticons desabafos Digite os caracteres ao lado das imagens e adicione emoticons ao seu desabafo!
Formatação desabafos Obrigado, pela visita. Aproveite e DESABAFE você também!

"deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar"
(Ronaldo Monteiro/ Ivan Lins)

As opiniões e vontades expressas nos comentários não representam a opinião do autor deste blog.

Assine nosso feed!


Comentários não relacionados aos posts e/ou só para deixar links serão excluídos e o comentarista denunciado ao Blogger como spammer.

Blog Widget by LinkWithin