Tecle CTRL + D para adicionar aos Favoritos | Desabafos - Crônicas |. Revista  |. Frases - Tumblr  |. Você no blog |. Receba as crônicas por e-mail |. Sobre o blog e o autor | Fale conosco
Carregando...

Não preciso de ninguém para ser feliz


Compartilhe no Orkut Share on Tumblr Compartilhe no Pinterest

Tratado sobre os fodões: necessidade x dependência

Filme Wall-e
Recorte do cartaz de Wall-E (2009): amor apagando incêndios

"Desejo que você tenha a quem amar e quando estiver bem cansado ainda exista amor pra recomeçar"
(Frejat - inspirado em poema de Victor Hugo)

"Eu não preciso de ninguém para ser feliz". Quem diz isso precisa, no mínimo, de alguém para ouvir a essa baboseira e assistir a esse momento em que um cínico tenta se afirmar. Não precisa de ninguém? Que ótimo! Fico feliz por você ser, assim, tão fodão!

Agora, falando sério, reconhecer que precisa e necessita da pessoa amada para ser feliz não é sinônimo de baixa autoestima! Assim, como ser fodão e dizer que não precisa de amor ou da pessoa amada para ser feliz pode ser um forte indício de uma zerada, de uma baixíssima (ou inexistente) autoestima. Você pode ter a autoestima em um nível tão saudável que não teme precisar de alguém, pois sabe que o outro vai ser necessário apenas naquilo que só ele pode te preencher, mas no restante, você está muito bem, obrigado! Desse modo, sem aquele outro, sua estrutura emocional não vai desabar, nem sua vida vai se arruinar por inteiro.

Eu, como bom romântico, acho que precisamos e necessitamos sim do outro para sermos felizes. Não sou favorável a sermos dependentes do outro. Veja bem, precisar do outro, necessitar do outro é completamente diferente de depender do outro. Não é certo sermos doentes por quem amamos, nem dedicarmos toda a nossa vida ao outro e muito menos depositar toda a nossa felicidade no outro. Se você se tornar dependente quase químico de quem você ama, é a sua relação que vai virar uma droga. Isso é injusto (e chato) com a pessoa que amamos, todo mundo precisa respirar e ninguém pode ter, ou melhor, ninguém quer ter a responsabilidade pela sua realização, por te fazer totalmente feliz.

No entanto, como em tudo na vida há os dois lados e é preciso alcançar (e praticar) o bom e velho meio termo. Do mesmo modo que não posso fazer de quem eu amo a solução para meus problemas, por outro lado, se eu também achar que "não preciso dele para ser feliz" eu, mesmo que inconscientemente, não vou cultivar o outro! Ninguém preserva, cuida, oferece carinho, proteção e amor ao que não necessita, ao que não precisa. A verdade é que só valorizamos o que nos é necessário, o que precisamos. Já vi várias pessoas perdendo alguém que amavam por quererem provar a si que não precisavam do outro para ser feliz. Que medo é esse de deixar alguém te completar, de completar alguém?

Temos duas manias, creditar ao amor toda nossa felicidade ou toda nossa infelicidade. Mas não é assim! Não podemos depender ou viciar em trabalho, família, amigos, etc e também não podemos não valorizar e não nos dedicar a eles. Agora de que adianta ser feliz no trabalho, na vida estudantil, na vida familiar, no aspecto financeiro e não ter alguém ao seu lado para beijar sua boca, se orgulhar com você e compartilhar essa alegria? E de que adianta ser infeliz em tudo e ter alguém ao lado somente para tentar suprir suas frustrações?

Viu só! Não é difícil saber como agir? Temos que saber lidar com nossas carências e medos e mais ainda com os medos e carências do outro! É engraçado (e irritante): as pessoas querem ter seus erros compreendidos justificando não serem perfeitas, entretanto, querem relacionar-se com alguém perfeito e desistem desse alguém porque a pessoa era imperfeita! Me aceite como eu sou, mas mude o como você é. Me priorize e não me trate como opção, mas aceite de bom grado ser apenas a minha alternativa. Injusto, não?

Bom, o que é verdadeiramente justo é o seguinte: se você não necessita de ninguém, fique só! Não seja covarde (em todos os sentidos) tornando-se necessário à vida de alguém com o qual você não se importa. Disso, ninguém precisa, necessita ou merece!

"Você é assim. Todos se consideram seus amigos. Mas você não deixa ninguém chegar perto, porque tem medo de se ferir. E o problema é que você realmente gostava dela. Foi a única de quem realmente gostou. E não importa o que ela fizesse, você não baixava a guarda. Pobre garota, nunca teve chance"
(Separados pelo casamento - 2006)


Sobre o autor
Ruleandson%20do%20Carmo Ruleandson do Carmo , autor de todas as crônicas deste blog , é jornalista, doutorando em Ciência da Informação (UFMG) e ama falar de amor. Saiba mais
Facebook Twitter Orkut Google Plus Gmail
Desabafos - Comente
42 Desabafos - Comente

42 comentários :

  1. a felicidade não esta lá fora e sim aqui dentro as situações são só situações elas s tornam boas ou ruins conforme nossa interpretação

    ResponderExcluir
  2. exoticlic.com,
    A felicidade também é buscada lá fora, penso eu. Acho arriscado nos responsabilizarmos por tudo, afinal vivemos em sociedade, e o que outros fazem também interferem em nossa felicidade, não podemos nos culpar por tudo, nem culpar o mundo por todo, muitos menos o contrário. De novo, é encontrar o meio termo.

    ResponderExcluir
  3. AInn, adoreii o texto. ta otimo ru, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca estamos satisfeitos. Somos seres egoístas. Queremos ter um bom emprego, bom salário, uma boa casa, ir as melhores festas, ter bons amigos... Mas quando se trata de relacionamento nos fechamos por medo da frustração! Achamos que não precisamos de ninguém, que estamos bem sozinhos... Mas no fim somos um vazio.
    Concordo que não devemos depender de ninguém, mas há sempre um pé de meia para um pé cansado! rs rs

    ResponderExcluir
  5. Loly,
    Nem que seja para constatar ou falsear que não precisamos do outro para ser feliz, nós precisamos do outro para ter essa referência. Já citei essa frase aqui no blog, mas vou citar novamente, se encaixa com perfeição à crônica:
    "Sabe qual é o seu problema, Srta. Quem-quer-que-seja? Você é medrosa. Não é corajosa. Tem medo de encarar a realidade e dizer ‘a vida é assim’. As pessoas se apaixonam. As pessoas pertencem umas às outras. É a única chance que têm de ser felizes. Você acha que é uma criatura livre e selvagem e morre de medo de que alguém a ponha em uma jaula. Bom, querida, você já está na jaula. Você mesma a construiu. [...] Não importa para onde corra, está sempre trombando consigo mesma"
    (Bonequinha de luxo - 1961)

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Philippe me enviou um poema da Clarice Lispector, quero compartilhar um trecho que reflete a idéia desse texto:

    "Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.
    [...]
    Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam"

    (Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  7. esse dias eu estava sem fazer nada no serviço e procurei algo para ler , encontrei vc adorei , agora leio todos os dias me apaixonei pelo seu modo de se expressar e os desabafos sao maravilhosos . me apaixonei por vc ....... bjo me liga ... Boa Páscoa

    ResponderExcluir
  8. s-olivia,
    Muito obrigado! Espero que continue lendo e desabafando sempre! Apaixonou por mim? Milagre, Jesus Cristo! (risos) Beijão! Felicidades!

    ResponderExcluir
  9. Faz um tempo que descobri este blog, e desde então, não saio mais daqui. (:, cada palavra escrita aqui, me faz parar pra pensar realmente em tudo que estou passando ou ja passei. Pra falar a verdade, nunca tinha me identificado tanto com palavras de uma outra pessoa. e olha que eu sempre estou lendo poesias, versos, e desabafos, realmente suas palavras me faz pensar em tudo, e me faz ter esperanças. bjs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo,
    Poder escrever aqui também me renova as esperanças, portanto, eu quem agradeço. Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Vim te visitar e desejar uma feliz Páscoa com as bençãos de Deus...
    beijos de luz

    ResponderExcluir
  12. miluzcintila,
    Obrigado, para você também! E o texto, gostou? Beijos!

    ResponderExcluir
  13. É realmente não precisamos de "outras " pessoas para sermos felizes, primeiro temos que estar felizes para poder passar felicidades para as pessoas ao nosso lado... parabéns
    Passa la no blog tem um selo para ti
    Abraços e Boa Páscoa
    Douglas Costa

    ResponderExcluir
  14. Douglas Costa,
    Obrigado, agradeço ao selo, mas minha opinião é a de que precisamos sim de outras pessoas para sermos felizes, não devemos depender delas, mas compreender que elas são sim necessárias, para não darmos e nem recebermos menos do que elas e nós merecemos. Boa páscoa!

    ResponderExcluir
  15. hoje descobri que nem tudo esta perdido..... pensei ter encontrado a pessoa ideal so que esta pessoa esta hj de partida ... entao encontrei outro jeito de encontrar alguem. ou seja nao procurando e nao idealizando ........
    bjo me liga e falei serio ontem .rsrsrsrs. kissus

    ResponderExcluir
  16. s-olivia,
    Vou citar a mim mesmo, mas quem não idealiza já idealizou quer se apaixonar pelo inesperado! Beijão e boa sorte!

    ResponderExcluir
  17. Oi, eu acho que já fui sua amiga no orkut, acho que tínhamos uma comunidade em comum... enfim... como o mundo da internet também é pequeno gostei do seu blog e vou passar sempre por aqui. Já cliquei para segui-lo.

    Eu acho que o amor está em tudo e precisamos muito dele, sempre!!! Nada demais e nem de menos.


    Que a Páscoa possa reacender em você chamas que estavam apagas e escondidas, até esquecidas. Desejo também que incentive cada um a ser missionário do amor, da paz e da conciliação. Que possamos juntos ser mais amigos, companheiros e fortes em nossas convicções e que nada abale a nossa fé. Fé em Deus, em Jesus Cristo e nesse mundão que é nosso e que temos que cuidar.Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  18. Ru,

    Como sempre e não poderia deixar de ser, texto lindo....
    Acho que não dependemos de alguém para ser feliz, mas esse outro alguém que vem completar nossa felicidade, dar mais brilho ao nossos olhos, calor aos nossos dias...é alguém que venha acrescentar...
    AH o amor...sentimento tão perfeito e ao mesmo tempo tão inesplicavel...

    Bjos Ru

    ResponderExcluir
  19. Rafaela Andrade,
    No fim do ano passado eu tive que criar uma nova conta do Orkut, com isso perdi muitos contatos. Me adiciona lá, novamente, por favor.
    Obrigado por seguir o blog e espero que desabafe sempre, viu?
    Feliz páscoa para você também e que cada um possa sim falar de mais de amor e paz neste mundo!
    Beijos!

    --
    Jaque,
    Que venha sempre acrescentar o amor! Sempre! Por isso, ele é necessário. Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  20. O que escreveu em resposta ao meu comentário realmente diz tu-do!
    Não tenhamos medo, "vamos nos permitir"!

    ResponderExcluir
  21. Loly,
    Vamos nos permitir, sempre!

    --
    Vandacena,
    Oh, linda, respondi seu e-mail, viu? Beijão!

    ResponderExcluir
  22. O texto é realmente bonito, porém acredito que cada um é responsável pela sua felicidade...

    as pessoas que nos completam, podem nos ajudar a alcançar algo maior, mais perfeito... porem eu crio a minha propria felicidade!

    ResponderExcluir
  23. Textos cheios de humor e verdades. E muitos são agulhadas que me fazem despertar! Mas eu adoro.

    Creio que começamos a cultivar a felicidade dentro de nós mesmos assim como alguem ja falou: amar a si mesmo é iniciar um romance para a vida toda. Mas acho que as flores nós só colhemos mesmo na árvore do vizinho... É como algo que não está "completo" se não há a outra pessoa. E assim a gente fica sempre aguardando a primavera chegar pra ver as flores e depois se atirar no jardim do outro com uma bela cesta...rsrs

    ResponderExcluir
  24. Anônimo,
    Não concordo, acho que podemos fazer coisas que nos fazem felizes, mas sozinhos não somos felizes. Podemos criar só as nossas ilusões, a nossa sensação de felicidade, a felicidade em sim e, principalmente, a felicidade amorosa eu não creio que seja assim tão fácil e individual. ;)

    --
    Karina D'Carla,
    Ah isso mesmo, mocinha! Estamos concordando agora! :D

    ResponderExcluir
  25. Adorei o post! Um conselho ótimo pra quem quer conquistar um grande amor. Pra você fazer com que a pessoa amada encante-se por você, primeiramente ame-se primeiro, porque só assim trará a pessoa amada cada vez mais próximo de você, e ela cada vez mais vai apreciar suas qualidades. Não pode ser uma pessoa grudenta também, do tipo que não deixa a pessoa amada respirar, ela se sente cada vez mais sufocada e isso vai fazer com que ela se afaste aos poucos de ti. Isso me lembrou duas frases que gostaria de compartilhar com vocês, uma de Shakespeare: "não se pode exigir o amor de ninguém, vc apenas pode dar boas razões para que goste de você, e esperar que a vida faça o resto". E outra da célebre Lya Luft: "Um amor precisa espaço de voar, liberdade para querer ficar, alegria e algum desassossego contra o tédio." Elas sintetizam tudo, né?

    Quem não precisa de amor, me desculpe, não sabe o que é viver.

    Adorei desabafar com vcs, hehe!
    E parabéns Ruleandson pelo blog, continue postando que eu continuarei lendo :)

    ResponderExcluir
  26. Lillian,
    Com certeza quem não sabe amar não sabe o que é viver! Lindas as citações e temos sim que dar espaço, mas também ter um espaço na vida de quem amamos! ;) Beijos! Obrigado e continue desabafando sempre!

    ResponderExcluir
  27. Anônimo,
    Muito obrigado! :D Bem-vindo (a) e espero que volte sempre para desabafar!

    ResponderExcluir
  28. triste pensar assim ,sempre depender de alguem pra ser feliz ( carencia ? )podemos ser felizes sem ter um companheiro , quem diz que nao ? a sociedade que ditou o padrao (casal ) ,a felicidade e relativa cada um encontra o que lhe faz feliz de diferentes formas , nao confunda felicidade com amor(digo entre casal),eeeeu quero ter um companheiro sim , mais nao para satisfazer meu ego , e sim para somarmos

    ResponderExcluir
  29. Anônimo,
    Depende do que você entende por precisar. O precisar que eu digo nesta crônica é um precisar saudável, não um depender doentio. Uma pena você não ter entendido, pois o que penso é justamente o que você diz que acreditar ser o ideal para uma relação! ;) Abraço!

    ResponderExcluir
  30. Precisar de alguém é uma bosta. E achar que não precisa é um primeiro passo até ver que precisa mas não morre se não tiver. Então a palavra não é precisar e sim gostar, ou curtir, ou aproveitar a companhia.
    Para as mulheres isso é mais forte. Todos esperam que a gente precise de um homem.Mas a gente não precisa. A gente precisa de amigos!

    ResponderExcluir
  31. Anônimo,
    A gente precisa de felicidade, a saudável e verdadeira, e isso também incluir amigos e amores dos quais precisamos, mas não devemos depender ou sermos submissos. Acho que o segredo é esse...

    ResponderExcluir
  32. Esse texto era tudo que e estava afim de desabafar, mas nao consegui. Foi muito bom poder ler isso e saber que não sou só eu que penso dessa maneira. Cada um tem um dom, e o de se expressar talves nao seja o meu mas vc disse tudo por mim. Muito bom seu texto. Me add no msn se puder, jeeh_luz@hotmail.com. Beijos

    ResponderExcluir
  33. num consegui nem ler o texto todo!Mas a questão é de pessoas que vivem totalmente dependente de alguém! Por isso agente se amam, e outro ele me completa, por gostar! somos seres altamente dependentes um do outro, Ma se alguém vive em função de um "amor" que não tá nem aí pra vc? o amor da minha vida... Não se ama,não se valoriza, não se respeita!

    ResponderExcluir
  34. eu acho q precisamos sim d alguem pra ser feliz mais depende quem e

    ResponderExcluir
  35. É exatamente assim como penso! Adorei o texto e já foi o bastante pra me cativar a me tornar um leitor assíduo deste blog.
    Parabéns, Ruleandson!

    Abraços

    ResponderExcluir
  36. AIA AI ESTOU SOFRENDO MEDO DE FICAR SÓ SERA MEU DEUS
    AAA1

    ResponderExcluir
  37. hhhhhaa... cansei de esperar por alguem que nunca vem...tó aqui,pensando e revejo que nao se passa de uma imaginaçao que meu amor nunca vai existir,mas que seja ,se ele existir etou aqui porontinha para ama-lo...cansei de sofrer...:O

    ResponderExcluir
  38. Bom, não precisamos de ninguém para ser feliz. Se precisarmos do externo pra ser feliz seremos eternos dependentes sim, pq estaremos sempre buscando sentido pra nossa vida. O que vier que seja para SOMAR e nao pra completar. A vida é feita de momentos,ou vc opta por ter um espirito feliz com momentos tristes ou um espirito triste esperando algo de fora que proporcione momentos felizes. Se alguém for a causa de sua felicidade, obviamente é dependente de alguém para ser feliz. A felicidade é um estado de espírito e isso vem de dentro pra fora. O externo, nos causa alegrias, que são momentos. Seja vc mesmo a causa da sua felicidade e espalhe amor. Simples assim! Bjs

    ResponderExcluir
  39. Se alguém precisa de uma pessoa pra se sentir completo e feliz,o mesmo é um quebra-cabeça infeliz, pois a sua felicidade depende de outros!

    ResponderExcluir

Emoticons desabafos Digite os caracteres ao lado das imagens e adicione emoticons ao seu desabafo!
Formatação desabafos Obrigado, pela visita. Aproveite e DESABAFE você também!

"deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar"
(Ronaldo Monteiro/ Ivan Lins)

As opiniões e vontades expressas nos comentários não representam a opinião do autor deste blog.

Assine nosso feed!


Comentários não relacionados aos posts e/ou só para deixar links serão excluídos e o comentarista denunciado ao Blogger como spammer.

Blog Widget by LinkWithin