Tecle CTRL + D para adicionar aos Favoritos | Desabafos - Crônicas |. Revista  |. Frases - Tumblr  |. Você no blog |. Receba as crônicas por e-mail |. Sobre o blog e o autor | Fale conosco
Carregando...

Não dá para entender


Compartilhe no Orkut Share on Tumblr Compartilhe no Pinterest

Quando não faz sentido

Recorte do cartaz de Em seu lugar (2005): alguém tem que mudar

"Eu tenho medo que eu vá terminar sozinho, eu tenho medo de sempre ser melhor amigo de alguém, ou irmão, ou confidente, mas nunca alguém tudo. E mais ainda, eu tenho medo de nunca conhecer um cara que eu ame tanto quanto eu amo você"
(Dawson's Creek)

Não dá para entender aquele olhar que desvia, aquele olhar que não vê, aquele cara a cara de caras que não se encaram. Não dá para entender aquela pessoa que foge do lugar onde sempre sonhou estar para ir parar onde não quer. Não dá para entender quem deixa de amar com medo de sofrer e acaba sofrendo, provocando em si a dor que tanto temia. Não dá para entender quem aproxima e depois some, quem promete mudar, mas sempre cumpre não modificando nada. Não dá para entender falas tão distantes de ações. Não dá para entender pessoas que temem tanto serem "certinhas" e se tornam tão "erradinhas". Não dá para entender como alguém que amamos tanto nos magoa na mesma proporção. Não dá para entender como um sorriso nos faz esquecer de tudo que sofremos para tentar de novo. Não dá para entender pessoas que querem tudo e não fazem nada para ter. Não dá para entender pessoas que tem e não dão valor. Não dá para entender quem dá mil chances para desconhecidos, mas não dá uma chance para quem o ama. Não dá para entender quem quer alguém igual e não faz o favor de se casar com o próprio espelho. Não dá para entender quem espera alguém que "encaixe" e não namora um balde de Lego. Não dá para entender quem deseja que o amor seja só sorrisos e não se apaixona por um boneco Playmobil. Não dá para entender quem não se entende e parece se orgulhar disso. Não dá para entender aquela pessoa que você sabe que te ama, mas está com outro alguém por comodismo (ou seria covardia?). Não dá para entender quem sente saudade e prefere a distância. Não dá para entender quem nos coloca em um banquinho: não senta, não levanta e não permite que outro sente ao nosso lado (muito menos nos avisa que a tinta ainda não havia secado, nos deixando marcas eternas). Não dá para entender tanta coisa. Não dá para entender quem não se torna seu amor porque você é um amigo (tinha que ser inimigo, então? Comece a tratar mal quem você ama, não escute, não ajude, não fale, não seja companheiro, não incentive, aí sim você pode passar a ter qualidades valorizáveis para ser namorado e não amigo - ou passe horas na academia e fique gostosinho - quem sabe...). Não dá para entender aquela pessoa que não te ama, que não quer nem te ter, nem te perder. Não dá para entender quem nunca queria magoar, mas sempre magoa quem não queria (ou merecia) ser magoado. Não dá para entender um ser humano, um ser racional, que deveria controlar os seus atos, mas, ao contrário, deixa que seus atos o controlem. Não dá para entender aquele amor da sua vida que está em todo lugar, menos na sua vida. Não dá para entender o amor, seja ele correspondido, não correspondido, ou o escambal. Não dá para entender o amor porque ele não pode ser entendido, é sentimento, não é razão.

Mas eu posso tentar e me entender. Ah, e eu tenho feito avanços. Dá para entender que minha capacidade de amar só vai crescer a cada dia. Dá para entender que eu ainda te amo, mas um dia vai passar, sempre passa, sinto (me) informar. Dá para entender que nesse dia eu vou amar outro e será este ser privilegiado o mais amado em todo o mundo (poderia ser você, mas, Mas, M-A-S!). Dá para entender que talvez você nunca mude, sempre continue preso dentro de você mesmo. Dá para entender que isso também não é problema meu, na verdade, o dia em que você perceber que o problema é você, não será problema meu, será, na verdade, a minha solução (de um modo ou de outro)!

"- Eu acho que de certo modo é bom, sabe? Talvez seja o único jeito de tocarmos a vida sozinhos. Magoando um ao outro de tal forma que não reste escolha a não ser desencanar. Talvez de outra forma a gente nunca ia desencanar.
- Talvez"

(Dawson's Creek)

Agradecimento à minha amiga, de mais de década, Amada, pelas conversas de horas ao telefone, que ajudaram em muito a este desabafo vindo do fundo, do meio e do topo da minha alma (ou do que resta dela).


Sobre o autor
Ruleandson%20do%20Carmo Ruleandson do Carmo , autor de todas as crônicas deste blog , é jornalista, doutorando em Ciência da Informação (UFMG) e ama falar de amor. Saiba mais
Facebook Twitter Orkut Google Plus Gmail
Desabafos - Comente
30 Desabafos - Comente

30 comentários :

  1. Ru...
    É tao lindo esse texo que me fez chorar!
    cada palavra, cada frase, cada virgula...
    é extremamente PERFEITOOOO!!!

    "Não dá para entender aquela pessoa que não te ama, que não quer nem te ter, nem te perder."

    Estou passando exatamente por esse momento que a frase fala!!!


    bjãooo Parabéns!!!

    P.S: vou colocar alguns trechos no meu orkut viu!!bjão

    ResponderExcluir
  2. PERFEITOOOOOOO Rú,,,,,

    paabéns...vc sempre falando ao AMOR, do bem e do mau que este sentimento nos causa...MAS, um dia aprendemos a conviver com ele ;)

    bjinhuxx e continua :***

    ResponderExcluir
  3. Angelica,
    Obrigado, linda, chorar, às vezes é bom sinal, é sinal de que há ainda um coração pulsando no peito, né? Pode colocar sim no Orkut! Beijos!

    --
    Anônimo,
    Obrigado e vou continuar sim! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Mais um texto belíssimo e emocionante! Quando li o trechinho de Dawson's Creek em negrito, pensei: é hoje que ele me faz chorar. E não foi?

    Sim, talvez seja uma maneira de desencanar, não creio que seja a melhor, às vezes nossa vida é pior sem alguma coisa que nos machuca do que com ela. Mas acho que a vida sempre reserva um "you and me, always" pra gente e sigo esperançosa! Esperança pra frente!!

    Beijão ;**

    ResponderExcluir
  5. Bianca,
    Vou começar a me sentir culpado se mais alguém chorar (risos)! Penso que é ruim mesmo com e pior ainda sem... Mas o que podemos fazer, né? As escolhas para uma relação não são só de uma parte, um dia a gente entende, ou pelo menos aceita!
    Obrigado e beijão!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelo texto...
    Ele aconteceu no dia em que mais tive duvidas, em que mais desejei ser outra pessoa...
    O dia em que entrei no msn pra conversar com uma unica pessoa e no nink desta mesma pessoa estava uma declaração de amor a uma outra.
    Coisinhas da vida (e do maldito msn).
    Sempre acompanho o blog mas é a 1º que me pronuncio (depois de deleta-lo do msn procurei consolo aqui, obrigado por atualizar sempre!!)
    Talvez seja assim...
    Teremos que nos magoar tanto até que alguém (eu) desencane...

    Valeu viu...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,
    Nossa, que chato isso que você viveu hoje... muito chato. Mas cabeça erguida "e mesmo que nada funcione eu estarei de pé de queixo erguido" (pitty).
    Obrigado a você por visitar o blog e gostar dos textos!

    ResponderExcluir
  8. perfeito, tocante.

    seus textos sao apaixonantes!

    esta de parabens!
    :)

    ResponderExcluir
  9. andreia,
    Que isso, muito obrigado! Que bom que gostou! Espero que volte e comente mais vezes! Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente sem palavras para esse texto.... realmente não dá pra entender o porque de tantas coisas....

    lágrimas escorreram dos meus olhos pq não consigo entender.... (não precisa se sentir culpado rs)

    beijosss

    ResponderExcluir
  11. renata,
    Não dá mesmo para entender... Mas vamos seguir tentando! Se for um choro bom, de alívio, não me culparei (risos)! Beijos e obrigado por visitar e comentar!

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso... estou sempre nas atualizaçoes da Elga... e esse foi realmente tocante... Tenho o coraçao um pouco frágil também... talvez seja por isso q me identifico tanto com seus textos,que falam sempre do amor de uma forma singela, sofrida e também linda...

    Forte abraço...

    ResponderExcluir
  13. Pássaro Ermo,
    Muito obrigado! É assim, né? Zeus amarrou as serpentes do prazer e do sofrimento, enquanto ele não separá-las sempre vai doer um pouco esse tal de amor. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Entendimento... difícil não é entender é agir...

    lindo texto Ru!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, nossa, nossa. Como eu queria ter escrito isso. Queria demais. É exatamente tudo que não entendo. queria amndar isso para alguém...

    ResponderExcluir
  16. Valmique,
    Vamos mandar esse povo agir! Obrigado!

    --
    Karen,
    Você não escreveu, mas pode mandar para esse alguém! MANDA, MANDA, MANDA! (risos)!

    ResponderExcluir
  17. RU,

    eu simplesmente AMEEEI!!

    amei, amei, amei, amei!!

    sem palavras pra descrever...

    só que vc escreve exatamente o que eu sinto, o que eu penso e o que eu nunca parei pra escrever! e nem sei se teria condições para isso!

    parabéns pelos seus textos MARAVILHOSOS!

    adoro todos!

    beijo

    ResponderExcluir
  18. Nathy,
    Fico bastante feliz em saber que consigo captar o que você também sente deste sentimento que nos move, o amor! Beijos! Obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Eu nao te conheco e voce nao me conhece, mas me identifico tanto com seus textos que parece q nos conhecemos a anos, decadas.
    Obrigado por expressar em palavras esse turbilhao de sentimentos dentro de mim, de voce...
    Adoro seus textos!
    Parabens

    ResponderExcluir
  20. Anônimo,
    Obrigado a você por ler meus textos. Obrigado mesmo. Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá... Nunca entrei no seu blog e sem querer encontrei esse texto, e é extamente o que está acontecendo comigo, mas ainda estou com ele, tenho medo acredito de perde-lo, maas ele me faz sofrer pela sua ausência e por me tornar menos especial que qualquer outra pessoa... Existe uma outra pessoa que quer estar ao meu lado, mas tenho medo!

    EStá difícil, mas eu só queria a atenção dele!!


    eiaaaa... desabafo! SEU TEXTO É TUDO QUE EU PENSO... nÃO DÁ PRA ENTENDER, QUEM TUDO NA MÃO E NÃO DA VALRO.

    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo,
    Tenho medo do seu medo e parta logo para outra! Quem te faz a pessoa menos especial não te merece! ACORDA! ;)
    Beijos e obrigado!

    ResponderExcluir
  23. Nossa seu texto é maravilhoso
    Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  24. Acabei de descobrir seu blog e realmente adorei...perfeito
    gostaria de ver algo do tipo eu gosto de um amigo..ou algo do tipo eu gosto mais não gosta de mim!!
    ou eu gosto mais eu queria q ele gostasse.seria..legal! se tiver me avisa..lnão achei..adorei
    EVA

    ResponderExcluir
  25. EVA,
    Há várias crônicas sobre esse tema, meu blog foi criado por eu amar um amigo que não me amava! ;) Beijos e procure com carinho que encontrará vários! :D

    ResponderExcluir
  26. está mesmo bonito o texto. eu só tenho 15 anos mas adoro ler, adoro ler tudo o que me aparece á frente, principalmente se for bastante sentimental. adorei o texto. muitos parabens! :)
    assinado: teresa (de portugal)

    ResponderExcluir
  27. Teresa,
    Fico muito feliz por você ter gostado da crônica! :D Bem-vinda e desabafe sempre! Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  28. Olá Ru!( Se é que posso chamar assim)
    Adorei sei texto, é a mais pura verdade sobre esse sentimento.
    Adorei essa parte:
    "Não dá para entender quem nos coloca em um banquinho: não senta, não levanta e não permite que outro sente ao nosso lado (muito menos nos avisa que a tinta ainda não havia secado, nos deixando marcas eternas)."

    Acho que fui colocada no banquinho por duas pessoas, uma delas praticamente minha alma gemea interior mas que ainda não rolou nada pessoalmente. O outro um mix de amor e odio.

    E eu fico horas usando a minha mente ancorada e inquieta tentando entender, mas li num livro que o amor implica em nao entender e por isso não consigo amar, sou viciada em entender!

    Esse é o primerio texto do seu blog que estou lendo, pretendo ler os demais ver se ao final surge uma luz! hehe

    Sua escrita é muito bacana! Parabens!

    ResponderExcluir
  29. Cair aqui foi como cair em SI! Amei seu texto, a forma como escreve... E a forma como sente. Me identifiquei muito com tudo o que disse... Queria entender o amor... Mas realmente, NÃO DÁ PRA ENTENDER...
    Abraço!

    ResponderExcluir

Emoticons desabafos Digite os caracteres ao lado das imagens e adicione emoticons ao seu desabafo!
Formatação desabafos Obrigado, pela visita. Aproveite e DESABAFE você também!

"deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar"
(Ronaldo Monteiro/ Ivan Lins)

As opiniões e vontades expressas nos comentários não representam a opinião do autor deste blog.

Assine nosso feed!


Comentários não relacionados aos posts e/ou só para deixar links serão excluídos e o comentarista denunciado ao Blogger como spammer.

Blog Widget by LinkWithin