Pesquisar este blog

14 outubro 2008

Marcadores: ,

Amor próprio

Compartilhar
Propriedade de se permitir amar

Imagem promocional de Closer (2004)

"Lembrar de amar faz bem pro seu cabelo"
(Manitu)


Este texto é melhor visualizado por quem tem dois olhos e um coração. Os olhos não precisam nem ser dois, mas os corações podem ser vários. Não leia as palavras, leia minha alma. É ela que eu tenho, é ela que eu mostro, é por ela que me mostro, para não ser um monstro sem ela. Use mais sua alma, fale mais com o seu coração. Sua alma é para ser sentida e viver dias mais belos. Seu corpo pode mais que sexo. Sua boca pode mais que beijos, lambidas e gozos. Você pode mais.

Mas, você não quis. "Ei, ele não quis!" Não quis minhas palavras bonitas, não quis meu jeito enlouquecido de estar sempre lúcido, não quis meu amor, não quis ser amado. Se eu me arrependo? Não! Amar sempre vale a pena. Eu aprendi, cresci, amadureci, me tornei capaz de amar um pouco mais. Ele me inspirou palavras bonitas, palavras tristes, mas palavras verdadeiras. "Mas ele não te amou!" Peraí, cara-pálida! Essa conversa é sobre amar, quem tá falando em ser amado aqui? Amar querendo ser amado não é amor, não é reciprocidade, é interesse, bajulação, é pegar um ser humano e ensiná-lo que ele ganha um ossinho toda vez que te tratar bem. Eu quero amor, não adestramento.

"Onde está seu amor próprio?" Amor próprio? Corta logo essa sua filosofia barata de buteco! Eu me amo SIM! Me amo tanto, em um amor tão grande, que preciso não me amar sozinho, preciso de um par. Meu amor próprio me ama e tem a propriedade de se permitir amar ao outro. Acorda, levanta e anda: o mundo já está cheio de amor próprio, o mundo está lotado de pessoas que se amam demais, o universo está farto de pessoas egoístas que só querem amar a si. O mundo precisa de pessoas que amem ao outro, e que aprendam o real significado do amor próprio. É amar a si, não venerar a si, idolatrar a si, ignorar ao próximo, não amar ao próximo. Ame ao próximo, o seguinte e ao que vier depois do sucedente. AME!

Seu espelho não mostra quem você é, até ele te inverte para te impulsionar a um jeito de ser você mesmo. Eu mesmo quero amar, só aprendi que não preciso do "te" antes do amar. Quer filosofia (não a de buteco)? Vou te dar. A filosofia já disse, o filósofo que eu não lembro o nome disse. Não guardei o nome dele, apenas vivo o que ele disse. Ainda sinto e vivo palavras que não são minhas. Então, não copie esse trecho e cole no seu Orkut, porque não é minha a "descoberta" que segue. Existe afeto, amizade, fraternidade e amor. Afeto é gostar mais de você do que do outro. Amizade é gostar do outro tanto quanto você gosta de si. Fraternidade é gostar de todas as pessoas do mundo como você gosta de você mesmo. Amor é mais complexo, incompreensível, é gostar mais do outro do que de você mesmo. Não fui eu quem disse não. Já souberam o amor antes de mim. Antes de você.

Então, não confunda branco com verde, verdura com legume, não leve o travesti para a cama achando que é o amor da sua vida, porque você não é o Ronaldinho, ainda que você possa se tornar um fenômeno questionável. Amar é um fenômeno, viver é um fenômeno. Portanto, não veja, seja. Não queira, tenha. Não ame, me ame. Fui claro? Agora, saia da minha página e vá em busca de quem você ama. Se você não me ama, tudo bem, bom para você, mas, preciso lhe informar que você vai ter que amar alguém! Não dá para escapar disso não! Busque, não fuja e ame um pouco mais, pode ser que alguém te encontre. Se você mesmo se encontrar, já será um bom começo.

E não ache que porque eu escrevo palavras bonitas, rimas tristes, eu estou por aí chorando, sentindo sua falta a todo momento, que eu sou alguém triste, melancólico, a ponto de cortar os pulsos. Desculpa, meu bem, meu mundo já existia antes de você, minha vida também, portanto, não seja egoísta mais uma vez espalhando para o mundo que eu sofro por você. Menos, querido. Eu sorrio pelo que eu acredito, eu choro pelo que eu acredito, pelo que eu sinto, é porque eu vivo, é porque eu não me escondo. E nem tente se desculpar porque não será por mim, será por você, para você se sentir melhor. Quebra essa sua casca de depressão mal curada e disfarçada de "ei, olhem para mim, eu estou aproveitando a vida!". Olhei, decepcionei, larguei, é quase um "olhei, gostei, peguei" das baladas, só que o meu é a versão de quem se machucou por alguém sem sentimentos.

Lembra aquele coração que eu te pedi lá no começo? Cuide dele, trate bem dele, reserve um lugar especial para alguém e permita que outro more no seu coração, na sua casa, na sua vida. Você pode fazer alguém feliz, e isso sim é amor próprio: fazer de você mesmo algo bom para o outro. De que adianta se achar tanto, sem nunca ter ninguém para te dar a certeza? Alguém para lhe trazer também algumas dúvidas para não cair na mesmice. Eu não exagero, apenas amo em excesso e ainda deixo um resto para a próxima vez. Eu quero é ser feliz, e eu não tenho medo de precisar não ser de vez em quando, é o preço que eu pago, sem esperar pelo troco!

"Os depressivos não. Eles querem ser infelizes para confirmar que eles são depressivos. Se eles forem felizes não poderão mais ser depressivos. Eles teriam que sair pelo mundo e viver. O que pode ser deprimente"
(
Closer - 2004)

33 dos desabafos - DESABAFE!:

  1. Ru...

    Até hoje lia seus textos, me via em alguns mas nunca vi um que de fato refletisse o que eu vivo... esse reflete... vc com sua capacidade magnânima de se entender, entendendo os outros...
    Amo.. saber que posso me ver lendo suas palavras....

    E amo mais ainda por saber que a minha forma de maar, por mais estranha que seja é a que é real para mm...

    Bjocas
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Tantas coisas legais pra se quotar no seu texto que até me perdi ^^.

    "Amar querendo ser amado não é amor, não é reciprocidade, é interesse, bajulação, é pegar um ser humano e ensiná-lo que ele ganha um ossinho toda vez que te tratar bem. Eu quero amor, não adestramento." Adorei!
    E já diziam 'por aí' que pra amar alguém tem que primeiro amar a si mesmo...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ru, como sempre, lindo texto!

    "Isso sim é amor próprio: fazer de você mesmo algo bom para o outro". Fantástico! Não acho que os relacionamentos tenham uma fórmula mágica para fazer durar, mas, definitivamente, esse seria um bom princípio a se seguir para tal.

    Além disso, acho que se deva pensar - num tanto saudável - na reciprocidade sim. Amar quem não queira o melhor que você tenha para dar não está com nada. A reciprocidade faz com que você até descubra o que mais possa ser o melhor de si. E queira ainda - e sempre mais - melhorar.

    É certo que amar mais o outro faz de você menos egoísta. Mas, abandonar o amor-próprio é também uma forma de abandonar de vez o amor. De sorte que a sua proposição é mais equilibrada: usar o amor-próprio em função do outro. Nem se amar demais, nem de menos. O suficiente para ser feliz.

    Show de bola!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  4. Vc foi perfeito!
    Queria ser eu a autora deste texto.
    De todo jeito, isso faz parte do meu show.
    O seu dom é maravilhoso. Fala de coisas que todo mundo sente junto, mas que (quase) ninguém sabe descrever.
    Minhas reverências.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do teu cantinho de desabafos. Parabéns pelos textos. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito!!!

    N é a toa q "Eu amo muito tudo isso..."

    Meu escritor Preferido!

    ;)

    ResponderExcluir
  7. Renata,

    Sou eu quem ama saber que escrevo e sou lido por alguém tão carinhosa e presente no blog como você! Obrigado!

    --

    Manu,

    Vamos em busca, então, do nosso amor, né? Não de um adestrador! (risos). Obrigado!

    --

    Pri,

    Pois é, penso que devemos usar esse amor próprio para ter e amar alguém, não adianta fugir, a vida só vale com amor. Beijos e obrigado por sua amizade!

    --

    Elga,

    É sempre bom ler seus comentários e refletir sobre o que eu mesmo escrevi! Obrigado por sempre me apoiar!

    Beijos!

    --

    Dani,

    Espero que volte sempre para ler os desabafos e que desabafe também! Solta a voz desse coração! (risos)

    --

    Quelzinha que eu seja sempre merecedor e tenha inspiração para escrever ganhar palavras e elogios como os seus!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. É desnecessário dizer algo porque todas já disseram tudo a respeito do texto!

    Só queria partilhar minha cara de espanto..quando eu em um dia de pura reflexão sobre minha vida..sobre meu eu...sobre meu relacionamento...sobre se eu vou ser feliz desse jeito ou não....
    ..cai nessa página...direto..não sei como!

    Ru..só queria dizer PARABENS!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,
    Muito obrigado! Sorte para você! ;)

    ResponderExcluir
  10. perfeiito o teeextoo *--*

    ResponderExcluir
  11. Jorge Stein

    Ru

    Fico Maravilhado com seus textos
    nunca imaginei que poderia existir uma pessoa
    incrivelmente
    fascinante como vc
    adoro ler, reler, imaginar e proporcionalmente investir mais nas coisas q a vida proporciona
    enfim o amor é uma dádiva, só q muitos realmente não sabem o q é isso!
    obrigado por proporcionar a nós um meio de leitura fascinante
    abraços
    e agradecimentos!

    ResponderExcluir
  12. Jorge Stein,
    Espero merecer suas palavras e o modo como me vê. Obrigado! Fico feliz por saber que gosta do que escrevo! Eu que agradeço por contar com sua leitura! :P Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Acabo de descobri essa página, e não consigo mais parar de lê esses textos maravilhosos!
    Já me vi em vários deles!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,
    Muito obrigado! :P Boas vindas e volte sempre!

    ResponderExcluir
  15. simplesmente magnifico.....

    ResponderExcluir
  16. tenho lido quase tudo que você escreve e aos poucos estou voltando à minha vida. Esse texto é perfeito. Obrigada!!! Beijos com carinho...Elaine Lobo/Jacupiranga - SP.

    ResponderExcluir
  17. Elaine,
    Agradeço imensamente por ter lido os textos e faço votos para que você volte de vez à sua vida e seja feliz. Beijos e obrigado! :D

    ResponderExcluir
  18. tenho lido quase tudo que você escreve e aos poucos estou voltando à minha vida. Esse texto é perfeito

    ResponderExcluir
  19. Het is een grote cartoon van John Dart Worlds, ik denk dat je een groot kunstenaar.

    ResponderExcluir
  20. This is my first time visiting your site. I do envy you since you seem to get a lot more comments then I do. Do you have any secret tips on how I can get more comments or do I just have to be paitent? Anyway, keep up the good work.

    ResponderExcluir
  21. Way to focus and straight to your point, i love it. Keep up the work people. Dont let anyone stop us bloggers.

    ResponderExcluir
  22. Thnkx so much for this! I havent been this thrilled by a post for a long time! You have got it, whatever that means in blogging. Well, Youre definitely somebody that has something to say that people need to hear. Keep up the good work. Keep on inspiring the people!

    ResponderExcluir
  23. Woah! I'm really loving the template/theme of this blog. It's simple, yet effective. A lot of times it's very hard to get that "perfect balance" between usability and appearance. I must say you've done a awesome job with this. Additionally, the blog loads extremely fast for me on Safari. Outstanding Blog!

    ResponderExcluir
  24. I like what you guys are up also. Such smart work and reporting! Carry on the excellent works guys I've incorporated you guys to my blogroll. I think it'll improve the value of my site .

    ResponderExcluir
  25. Woah! I'm really loving the template/theme of this blog. It's simple, yet effective. A lot of times it's very hard to get that "perfect balance" between usability and appearance. I must say you've done a awesome job with this. Additionally, the blog loads extremely fast for me on Safari. Outstanding Blog!

    ResponderExcluir
  26. Things i have seen in terms of computer memory is the fact that there are features such as SDRAM, DDR and the like, that must go with the specifications of the mother board. If the computer's motherboard is reasonably current and there are no os issues, updating the memory literally normally requires under sixty minutes. It's one of the easiest computer upgrade techniques one can envision. Thanks for sharing your ideas.

    ResponderExcluir
  27. Definitely believe that which you said. Your favorite reason seemed to be on the net the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries that they plainly don't know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will likely be back to get more. Thanks

    ResponderExcluir
  28. VPS Hosting Reviews
    Lovely blog! I am loving it!! Will come back again. I am taking your feeds also.

    ResponderExcluir
  29. This is getting a bit more subjective, but I much prefer the Zune Marketplace. The interface is colorful, has more flair, and some cool features like Mixview' that let you quickly see related albums, songs, or other users related to what you're listening to. Clicking on one of those will center on that item, and another set of "neighbors" will come into view, allowing you to navigate around exploring by similar artists, songs, or users. Speaking of users, the Zune "Social" is also great fun, letting you find others with shared tastes and becoming friends with them. You then can listen to a playlist created based on an amalgamation of what all your friends are listening to, which is also enjoyable. Those concerned with privacy will be relieved to know you can prevent the public from seeing your personal listening habits if you so choose.<a

    ResponderExcluir
  30. Que texto maravilhoso, me identifiquei profundamente com esse trecho:
    "E não ache que porque eu escrevo palavras bonitas, rimas tristes, eu estou por aí chorando, sentindo sua falta a todo momento, que eu sou alguém triste, melancólico, a ponto de cortar os pulsos. Desculpa, meu bem, meu mundo já existia antes de você, minha vida também, portanto, não seja egoísta mais uma vez espalhando para o mundo que eu sofro por você. Menos, querido."
    Vivi há pouco tempo atrás uma fase de um amor que só me fez mal, a experiência pode ter sido dolorosa, mas me obrigou a cuidar de mim. Usei o silêncio ao meu favor, pensei, refleti e voltei a escrever, realmente investi em mim, naquilo que me torna único e especial.
    Passei a escrever sobre mim, sobre o que sentia e de certa forma cada texto marcava um nível de compreensão sobre a vida e sobre mim mesmo, com o tempo os textos pararam de ser sobre ele, mas se voltaram pra mim. Foi como uma redenção, um reencontro comigo. Eu estava me redescobrindo para poder seguir em frente sem o peso do passado, tendo uma melhor consciência de quem eu sou e do que quero.
    Hoje vivo uma fase tranquila porque decidi parar de cometer sempre os mesmos velhos erros e deixar pra trás quem também me deixou.

    Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Obrigado, pela visita. Aproveite e DESABAFE você também!

"deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar"
(Ronaldo Monteiro/ Ivan Lins)

As opiniões e vontades expressas nos comentários não representam a opinião do autor deste blog.

Assine nosso feed!


Comentários não relacionados aos posts e/ou só para deixar links serão excluídos e o comentarista denunciado ao Blogger como spammer.

Fale com o blog

Envie o seu email para o blog.

Nome E-mail * Mensagem *