Pesquisar este blog

22 julho 2008

Marcadores: ,

Super-Herói

Compartilhar
Em busca dos poderes

Recorte de Batman - O cavaleiro das trevas (2008): herói sem super-poderes

Quando eu era mais criança que hoje eu queria ser o Super-Homem. Alguns anos depois descobri que ele era um E.T. e usava a cueca em cima da calça. Desencantei. É fácil para um não humano fazer o que ele faz. Mesmo assim, tentei voar como ele. Quebrei um dente na janela e resolvi mudar de herói. Conheci o Batman. Ele não tinha super-poderes, mas mesmo assim era um super-herói. Gostei da vida de superação. E ser herói já é muito, para que ser super? No fundo, todos nós queremos salvar o mundo (não é só a Madonna), enquanto não conseguimos nem nos salvar. Pretensiosos, bondosos e estúpidos candidatos a heróis somos nós. Pedia todos os dias para ser como o Batman e salvar o mundo do mal. Fui crescendo e deixei de querer ser herói. Me contentei com querer alguém que me salve. Deus salve a Rainha, Batman salve a Gothan e quem vai me salvar? Como eu vou me salvar de mim? Não há cinto-de-utilidades, capa ou máscara que alivie as dúvidas e dores de se viver. Nunca encontrei o Batman, mas descobri que o mundo está lotado de pessoas que também usam máscaras. Máscaras para tirar um pouco da cor do mundo, para destruí-lo e não salvá-lo. Vilões que com palavras cortam mais que a faca do Coringa. Se meu pranto, meu grito e minha esperança é algum tipo de Bat-Sinal, anda logo Batman, antes que eu descubra que os heróis também são mais uma das ilusões que inventamos para acreditar em dias um pouco melhores que os de agora.

"Temos apenas de seguir a trilha do herói, e lá, onde temíamos encontrar algo abominável, encontramos um Deus. E lá, onde esperávamos matar alguém, mataremos a nós mesmos. Onde imaginávamos viajar para longe, iremos ter o centro da nossa própria existência. E lá onde pensávamos estar sós, estaremos na companhia do mundo todo”
(Joseph Campbell)

8 dos desabafos - DESABAFE!:

  1. Aposto que vc fez isso por causa da nossa rixa. Mas não me importo. Continuo torcendo para o homem aranha mesmo assim. Mas na vida real nunca acreditei em heróis. Devemos ser nós os heróis de nós mesmos. =o)

    ResponderExcluir
  2. Qual desilusão não terá sofrido vc nos últimos tempos, hã?

    O texto é bacana, mas triste. Não que o triste não seja bonito, ou, contraditoriamente bom, algumas tantas vezes. É que senti como estar vomitando em alguém suas decepções.

    Talvez apenas uma interpretação equivocada. Talvez não...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. O pior são aquelas pessoas que, quando tiram a máscara, a gente fica com vontade de mandar elas coloca-las novamente.


    E, como bem lembrou Edna Mode em Os Incríveis, "nada de capa!"

    ResponderExcluir
  4. Ai, Ru, me identifico demais! Morro de medo de ter uma úlcera com minhas vontades frustradas de salvar o mundo.. rs
    Acho que foi por isso que me tornei jornalista.. Super-homem e Homem Aranha também eram, né? rs

    ResponderExcluir
  5. Wo-ho-how!!!
    Sinto discordar de você, Rules, mas Homem-Aranha rocks!
    E, quanto a salvar o mundo, bom... se eu conseguir ajudar as pessoas que esão à minha volta, já me dou por satisfeita. Aí, depois delas, talvez, o mundo...

    ResponderExcluir
  6. Ah !!!
    Putz, eu sempre quiz ser um super-herói, mas logo descobri que para ser super não é necessário ser um herói ou estar vestido com aquelas fantasias e tal.

    Você descobre ser "super" quando está ajudando alguém, mesmo que um dia esta pessoa vire as costas para você, tu terás certeza que vez o que teus princípios lhe dizem.

    Talvez a pessoa que tu ajudates não sabe agradecer, mas lá no fundo ela sempre estará pensando em como lhe retribuir a generosidade.

    ResponderExcluir
  7. Gustavo PP,
    Quem é Homem-Aranha mesmo? Ouvi dizer que tem um tal de Batman batendo todos os recordes dele no cinema... (risos)

    --
    Elga Arantes,
    Não, não "só a ilusão traz desilusão" (Shakira) e eu tenho aprendido a me iludir menos. São só reflexões mesmo... mas sempre sorrindo. "Se é música triste a gente tem que sorrir" (Vladimir Horowitz).

    --
    Flavimar D.,
    Ah, mas o mais legal deles é a capa!

    --
    Lu,
    È bom demais enquanto a gente ainda tem esse sonho de salvar o mundo, o ruim é quando alguém desiste.

    --
    Kel Sodré,
    Ah, o Homem-Aranha é bonzinho, mas o Batman é O cara!

    --
    Romulo,
    Você é brasileiro? Se for você já é um super-herói!

    ResponderExcluir
  8. http://sites.google.com/site/ruleandson/Home/emoticons_cafe.gif

    ResponderExcluir

Obrigado, pela visita. Aproveite e DESABAFE você também!

"deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar"
(Ronaldo Monteiro/ Ivan Lins)

As opiniões e vontades expressas nos comentários não representam a opinião do autor deste blog.

Assine nosso feed!


Comentários não relacionados aos posts e/ou só para deixar links serão excluídos e o comentarista denunciado ao Blogger como spammer.

Fale com o blog

Envie o seu email para o blog.

Nome E-mail * Mensagem *