Pesquisar este blog

10 julho 2008

Marcadores: , ,

Deixar ir

Compartilhar
Para seguir adiante*

Recorte do cartaz de "Tenha fé" (2000): amigos
Passamos a vida toda ouvindo que namorados vêm e vão, mas os amigos ficam. Parece até que os amigos são o prêmio de consolação que a vida nos dá, por sofrermos tanto. Mas, um triste belo dia, descobrimos que, não, os amigos também vão. E, se não quisermos acompanhá-los ao destino para o qual eles caminham, é preciso deixá-los ir. Terminar uma amizade é como romper um namoro: é preciso esquecer os bons momentos, as boas risadas, os abraços, as provas de lealdade, abafar o amor ainda latente, e pensar somente no fato concreto de que não dá mais certo. Aqueles 15 minutos de alegria diária que a amizade provoca (ou provocava) não compensam as outras 23 horas e 45 minutos de problemas e brigas nas quais ela resulta. Quando uma amizade está cheia de interrogações, é preciso colocar um ponto final e arrancar o restante da página, para ninguém mais escrever. Quando um amigo não acredita mais em você, é preciso que você acredite em você e o deixe ir. Quando um amigo não confia mais em você, é preciso que você confie em você e o deixe ir. E não há nada mais egoísta do que insistir no que não dá certo apenas para não perder. Não seja covarde, busque o novo! Perca e se reencontre. Liberte seu amigo, torça pela felicidade dele e para que ele consiga com outro alguém ter uma amizade saudável como a que vocês não conseguiram ter. Apoie-se nos seus outros amigos, disfarce o choro, e deixe aquele amigo ir, pelo bem de todos. E, se um dia te perguntarem sobre aquele amigo, responda: "sim, nós fomos felizes juntos, um dia". E enquanto uma parte dos amigos ainda se lembrar, vocês estarão juntos de alguma forma, mais distante, mas não menos bonita.


"Tive tempo de refletir sobre a natureza das coisas e de como algumas pessoas podem nos ser tão necessárias um dia e sumirem no dia seguinte... não era para durar?"
(Três formas de amar - 1994)


*Dedicado aos amigos que a vida me fez reencontrar, para nos desencontrarmos.

21 dos desabafos - DESABAFE!:

  1. Eu assisti, de novo, Três Formas de Amar ontem e essa frase sempre me toca.

    Já terminei uma amizade e hoje, alguns anos depois, percebo que nós duas estamos muito melhor, cada uma seguindo seu caminho.
    Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Ru, a vida às vezes nos leva para rumos diferentes. E os amigos também se perdem pelos caminhos. E é mágico pq encontramos outros tantos que nos fazem bem. Mas creio que a mente é uma "caixa preta". Guardamos tudo! E amigos, sejam eles bons ou ruins, sempre ficarão conosco. De alguma forma, nunca se perderão em nossas lembranças. Alguns claro, ficam no coração. Outros, a gente esconde em um cantinho e finge não perceber aquela lembrança cinza. Mas todos, serão lembrados. Espero, que você, em um futuro longo, lembre-se de mim de formas boas. Com sorriso nos lábios e saudades na alma! Assim, será com você!
    beijocas quentes na bochecha!
    =)
    ** Emiloca **

    ResponderExcluir
  3. lindo, lindo...

    trouxe uma nostalgia...

    e tudo haver com esse clima nublado que está bh

    ResponderExcluir
  4. quando desifz meu primeiro "grupinho" desisti de acreditar na eternidade das coisas...

    mas algumas, só alguminhas, são sim.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, que profundo !
    Eu tô passando por esse momento e parece que Deus colocam as pessoas no lugar certo pra me dizer as palavras certas sobre como me encaminhar. Esta é a terceira coisa, só hoje, que me responde por qual caminho devo seguir.:D
    É isso mesmo aí que ele disse, tá tudo certo.:D:D

    ResponderExcluir
  6. É triste perceber que em quem confiamos nossos segredos e angustias, já não está ao nosso lado, mas... é preciso seguir e quem sabe a vida não nos faz reencontrar, afinal ser amigo é confiar, é estar perto, é querer bem...

    ResponderExcluir
  7. só uma palavra: concordo.

    beijos pra tu, e tamo aí hj e sempre.

    ;)

    ResponderExcluir
  8. Estou em um momento em que quero, com todas as forças, acreditar que uma amizade em especial será eterna. Que conseguirei ouvir dessa pessoa "Olha, vou me casar", que vou poder conhecer seus filhos, que daqui a 40 anos ainda nos encontraremos uma vez por ano, tipo em agosto, e nos lembraremos dos good old days. Quero acreditar tanti nisso por ser uma pessoa tão absolutamente especial. Essa é a Kel romântica e sonhadora.
    Mas a Kel realista faz a outra ficar doendo um pouco, porque sabe que as chances disso acontecer são pequenas. Bem pequenas. Principalmente levando-se em consideração todos os fatores envolvidos nessa história.
    A Kel romântica decidiu que vai tentar. Só espero que ela não sofra muito.

    ResponderExcluir
  9. Amizade que "acaba" ou dissolve pela distância a gente até entende, tem só a lembrança boa, a nostalgia, um quê de esperança de que se um dia voltarem a se ver, talvez volte a ser o que era antes. Como aquele namoro que terminou por um acordo civilizado das partes e eles acabam "amigos". Mas quando tudo termina com briga, discussão, verdades jogadas na cara... essas sim são até piores do que fim de namoro. Algumas vezes, amizade desnuda muito mais do que um namoro, pois, pro amigo, o que fica nu é nosso espírito, nossa alma. Não sei se isso é mesmo verdade, mas é o que me parece depois de terminar várias amizades, mas nenhum namoro.

    ResponderExcluir
  10. Sei exatamente do que você ta falando por q eu estou vivendo isso no momento.
    É estranho você escrever isso pois eu passei uma boa parte do meu dia pensando nisso.
    Fico pensando se fui eu o errado e se realmente era de verdade todo o sentimento que parecia existir,hoje eu confesso que estou triste com isso.
    Se fosse de verdade não poderia acabar assim,eu acho que mereço uma explicação,me sinto no direito de ter minha interrogação respondida,mas entendo que fica difícil competir com namoro né?
    Ele alega não ter tempo pra me vir me ver,mas ele passa no meu portão umas 4 ou 6 x por dia,é meu vizinho ! Diz que nunca mais viu ninguem na rua...mas sabe onde todo mundo mora,a escolha de sumir não foi minha e sim dele,se ele quer ir então que vá,mas tenho raiva do tempo que eu me dediquei a isso,do tempo q eu parei pra ouvi-lo e dar conselhos.
    Vai! Pode ir...
    Hoje penso se vale a pena,no final todo mundo vai embora...e tenho medo disso...

    Continuo tratando ele bem,converso..mas meu sentimento mudou.Agora deixo quem me deixa.
    Eu me amo mais!!

    ResponderExcluir
  11. Será que agora até as grandes amizades, assim como os grandes amores, são coisas de cinema?

    ResponderExcluir
  12. nunca vi 3 formas de amar...acho q vou assistir um dia desses

    ResponderExcluir
  13. Vc escreve se baseando na sua situacao, mas são assuntos que acontecem na vida de cada um! Pelas respostas acima, parece que vc tocou no coração de cada um. Eu já passei váriasss vezes por isso, achei que não ia dar conta, tentei apagar o que já rolou, abrir a cabeça pra novas coisas etc etc etc.

    Mas depois de várias experiências assim, digo que não vale a pena apagar o passado. A gente não apaga o passado, não temos esse poder. Podemos até tentar esquecer as coisas. Mas, um dia, elas voltam pra nos testar novamente. A melhor maneira é seguir em frente. Lembrar das coisas boas e entender que não dá mais, que cada momento tem um momento pra acontecer. É isso.

    ResponderExcluir
  14. Cecil,
    Ficou e ficará!

    --
    Taty,
    É triste, mas, às vezes, é necessário. Obrigado por curtir o blog!

    --
    Anjinha Brava,
    Isso aí, Emiloca, com saudade no peito e sorriso na alma.

    --
    Valmique,
    Obrigado!

    --
    Otavio,
    Nada é eterno fisicamente, realmente, mas no nosso coração tudo é eterno, e é nisso que tenho me apegado.

    --
    Anônimo,
    Amizades são profundas e por isso nos inspiram. Obrigado!

    --
    André,
    Com certeza a confiança é a base de todo e qualquer relacionamento, assim como o respeito, portanto, quando eles se vão a amizade, a relação cai mesmo!

    --
    Cintia,
    Obrigado e também amo você!

    --
    Kel,
    Que sobreviva sempre a Kel Romântica e que ela não sofra muito, para continuar a existir sempre!

    --
    Lu,
    É isso mesmo, Lu, porque amigo é aquele para quem você conta o que o seu namorado não pode saber. Acho que quando você perde um namorado você perde alguém que você amava, e quando você perde um amigo você perde um pouco de você...

    --
    Thiago,
    Entendo você, mas por isso que em algumas vezes eu prefiro manter a distância total, sabe? Porque se a relação não volta a ser como antes você sofre comparando que tudo mudou, sofre pensando o motivo de tudo ter mudado e faz o outro sofrer também. Não é não há perdão, mas, em alguns casos, as coisas não vão mudar, então, é melhor cada um seguir seu caminho...

    --
    Flavimar D.,
    São coisas de cinema também, mas não os exclui nunca do mundo físico.

    --
    Malaguetta,
    Assista, pois é lindo.

    --
    Gustavo PP,
    Pois é, parece que as pessoas vivem sempre as mesmas coisas... mas, só parece!

    ResponderExcluir
  15. Sei lá achei teu blog em uma comu e gostei.
    Acredite se quizer mas to passadno por isso nesse momento,mas a minha amizade ta praticamente acabando, por um motivo "banal".
    Muito triste mesmo.
    Mas em fim,não te conheço,nem sei quem vc é, mas gstei muito do que vc escreveu aki.
    Bjos da sua mais nova colegaa!!
    ^^

    ResponderExcluir
  16. Anônimo,
    Sei bem como é o fim de um amizade. Mas calma, que tudo se ajeita! Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  17. A gente escuta a vida inteira que os amigos são p/ sempre e qndo ele não são é dificil desapegar do rotulo.Vivi isso com 2 amigos e não consigo coloca-los no rol dos ex...
    Sempre os considero, não tenho mais contato...mas as lembranças saõ muito presentes...As vezes me vejo citando coisas deles p/ outos amigos, como se eles estivessem presentes na minha vida...como se nada tivesse acontecido...
    Tenho esperança que um dias as lembranças sejam ocupadas por eles ou por outros amigos tão especiais qnto....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,
      Enquanto estiverem aí em seu coração estarão juntos, né? ;) Fique bem! :D

      Excluir

Obrigado, pela visita. Aproveite e DESABAFE você também!

"deixa, deixa, deixa eu dizer o que penso dessa vida, preciso demais desabafar"
(Ronaldo Monteiro/ Ivan Lins)

As opiniões e vontades expressas nos comentários não representam a opinião do autor deste blog.

Assine nosso feed!


Comentários não relacionados aos posts e/ou só para deixar links serão excluídos e o comentarista denunciado ao Blogger como spammer.

Fale com o blog

Envie o seu email para o blog.

Nome E-mail * Mensagem *